quinta-feira, 20 de maio de 2010

Estudo aponta que excesso de trabalho aumenta em 60% riscos de doenças cardíacas


A BBC Brasil noticiou na última semana o resultado de um estudo publicado na revista European Heart Journal, que aponta que trabalhar demais aumenta os riscos de doenças cardíacas fatais. A pesquisa, que foi realizada com 6 mil funcionários públicos britânicos, descontou outras causas de problemas cardíacos, como fumo e má alimentação.
Segundo o estudo, fazer horas extras com freqüência pode aumentar em 60% os riscos de doenças cardíacas. Entre os 6 mil participantes da pesquisa, 369 sofreram cardiopatias fatais, tiveram enfartes ou desenvolveram angina.
A explicação dos médicos para a relação das doenças cardíacas com o trabalho em excesso é que estresse, ansiedade e depressão aliados à redução do tempo dedicado a exercícios físicos aumentam as chances de problemas.
Mianna Virtanen, uma das coordenadoras do estudo disse que as conclusões não são definitivas, e que é preciso pesquisar mais antes de afirmar com segurança que fazer hora extra causa problemas cardíacos.
John Challenor, da Sociedade de Medicina Ocupacional, destacou que o fato de o equilíbrio trabalho/ tempo livre ser essencial para o bem-estar já era conhecido pelos médicos.
Então o negócio agora informar a chefia para acabar com as horas extras e o stress no trabalho porque a gente precisa do nosso coração inteiro para outras coisas!
Vocês não acham?

3 comentários:

  1. Eu acho que o melhor seria aumentar o salário mesmo ai as horas extras sairiam que é uma beleza.
    O que me mata do coração é esse meu time mesmo rsrsrsrs!
    Prepara o teu pra hoje,
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Irmão, o aumento de salário ta vindo já está em negociação. rsrsrsrs, e quanto ao jogo de hj meu checape já foi feito o coração está preparado para o que vier, mas tu sabe q não podemos confundir pato com ganso NÉ!
    HEHEHEHEHEHEHEHE
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. ÓTIMO artigo!
    Trabalho a 8 anos na área de TI e percebo um mau hábito nas pessoas desta área de ficar horas e mais horas no escritório ou em casa trabalhando bem mais horas que o combinado na lei e ainda por cima os que fazem estas praticas fazem pressão nos outros colegas de trabalho a seguirem o mesmo ritmo.
    Acredito que estar ciente da lei é a melhor forma de inibir estas praticas.

    Abraço!

    ResponderExcluir