domingo, 11 de abril de 2010

Passando a Limpo...

Essa semana que passou vivemos mais um triste capitulo desta história de enchentes, desta vez quem viveu isso foi o Rio de Janeiro. Nós aqui no Sul sabemos bem o que é isso, pois já enfrentamos muito isso, tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina, mas o Rio hoje infelizmente leva o titulo de maior catástrofe na área de chuvas no Brasil, titulo esse que sem duvida nenhum Estado do Brasil gostaria de levar. Mas o que nos toca de verdade é ver a situação de que já não tinha muito e agora perde o pouco que tem e o pior de tudo é perder pessoas queridas que literalmente são levadas pelas águas.
E daí fica a questão: de quem é a culpa disso? Não sei responder isso, mas o que eu sei que todos nós somos de certa forma responsável por isso. Quando a gente ta na rua e joga aquele papelzinho de bala inocente no chão, não imagina que aquilo pode ser causador de grandes catástrofes como essa, mas o pior disso é que os nossos políticos só gostam de mostrar obras que todo mundo vê e obras de tubulações e encanamentos que passam por dentro da terra ninguém vê! Então isso não gera votos para eles e por isso não é prioridade para os nossos políticos! Quando acontece um coisa assim todo mundo corre para dar mil explicações sobre isso e dar posições daquilo que está acontecendo e o que vão fazer para resolver, mas não é muito mais fácil tomar as atitudes antes que o pior aconteça? Bom, mas vendo tudo isso, o que nos resta é rezar e pedir a Deus que de um conforto para essas famílias que perderam seus entes queridos e toda sua vida nesta tragédia tão lamentável.
Abaixo botei um vídeo que por si só faz um resumo de tudo o que aconteceu nessa terrível tragédia, sob o comando da competente jornalista Fátima Bernardes. Vale a pena ver!

Um comentário:

  1. Excelente comentário Isma, acrescentaria ainda que não basta só as autoridades, que sem dúvida nenhuma são as maiores responsáveis por essas vidas que se foram, mas deve haver a concientização da população, como vc escreveu. E esta concientização deve começar dentro de casa, com os mais velhos deixando de lado o ranço e dando exemplos de como não poluir o meio ambiente, fazendo exercícios diários como por exemplo, selecionando o lixo, poupando água, poupando energia. Enfim, a premissa é a educação, sejamos concientes de que o dever de casa a gente faz em casa mesmo. Quanto ao vídeo da menininha é lamentável que uma criança que deveria estar sorrindo, está chorando.

    ResponderExcluir