segunda-feira, 5 de julho de 2010

De quem é a culpa pela desmotivação de um profissional: a empresa, o chefe ou a própria pessoa?

Manter equipes motivadas, comprometidas e com foco em resultado é um dos grandes desafios dos gestores de hoje. Todas as organizações, independente dos setores e segmentos nos quais atuam, são feitas por pessoas e, para manter a qualidade, o desempenho e resultado esperado, todos precisam estar envolvidos e motivados.
Mas em muitas empresas é possível encontrar dentro das equipes, aquele profissional desinteressado ou desmotivado, que parece enrolar em suas atividades mais do que produzir. Ter um profissional desse dentro da equipe pode se tornar perigoso, pois, pode afetar o desempenho de todo o grupo de trabalho.
Mas de quem é a culpa pela desmotivação de um profissional: a empresa, a própria pessoa ou o líder? Para tentar responder isso a partir de hoje aqui no blog se inicia mais uma série tratando da questão da motivação e o que faz um colaborador de uma empresa ficar ou não motivado dentro da mesma.
Nesse momento, o responsável pela desmotivação ou motivação no trabalho pode ser devido a qualquer um desses fatores ou até mesmo a soma dos três. Às vezes, profissionais desmotivados são conseqüências da própria organização, por intermédio de políticas equivocadas de gestão de pessoas ou falta de uma liderança adequada. Esses fatores ajudam a criar um verdadeiro batalhão de problemas que um pouco de planejamento poderia evitar.
Só que não podemos atribuir a falta de motivação totalmente às ações da organização. Assim, quando o profissional é incentivado pela empresa a seguir em uma determinada direção, que não é aquela que ele almeja ou acredita, o colaborador poderá deixar de apresentar os resultados esperados. Por tanto, cada profissional tem a sua parcela de responsabilidade e não pode ficar somente esperando que os outros mudem sua postura. É preciso estar disposto à melhor também e buscar continuamente um desempenho elevado.
De acordo com a Teresa Gama, diretora da Projeto RH, consultoria especializada em Gestão de Pessoas, a motivação é algo intrínseco, ou seja, vem de 'dentro para fora' de cada indivíduo e os fatores externos contribuem com uma parcela para que o indivíduo se motive ou não. "O processo de motivação é algo cíclico e contínuo, que busca integrar os objetivos, metas e processos da organização às motivações individuais. Como o mundo muda, as organizações também mudam e as pessoas mudam. Por isso, é necessário que os colaboradores sejam sempre estimulados a crescer", revela a consultora.

2 comentários:

  1. Um dos fatores que desmotivam o colaborador é a falsa expectativa que é criada quando o empregador diz que vai aumentar os rendimentos e não o faz, isso com certeza faz com que a credibilidade vá ao grau zero e desmotiva totalmente.

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  2. É verdade meu amigo, mas eu acho q vc não deve ficar assim, pois o nosso sai agora no final do mês. hehehehehehe
    Abraço!

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