terça-feira, 6 de julho de 2010

De quem é a culpa pela desmotivação de um profissional: a empresa, o chefe ou a própria pessoa?


Causas da desmotivação

Dando continuidade na serie sobre motivação, as razões para a perda da motivação do membro da equipe podem ser os mais variados. Pode pesar a falta de feedback entre profissional e empresa, não conseguir implementar alguma ideia ou projeto, problemas de relacionamento, pressão exagerada por resultados, responsabilidades muito abaixo (ou acima) de seu potencial, ausência de planos de carreira e outros.
A consultora empresarial da Leader & Life Coach e diretora da Bem-Estar Desenvolvimento Humano, Daniela Zanuncini, revela que ações motivacionais são mais importantes do que os empresários podem imaginar. "Um colaborador desmotivado tem queda no seu rendimento e por sua vez contribui significativamente nos resultados da empresa. Vários colaboradores desmotivados podem gerar resultados negativos que comprometam o faturamento ou até mesmo o crescimento da organização. Estabelecer, com frequência, ações motivacionais, desde que bem fundamentadas e coerentes pode alavancar negócios, bem como o rendimento da equipe."
Já a consultora Teresa Gama destaca como muito importante o papel do chefe, pois, esse poderá dar o feedback imediato junto ao profissional. "É importante o líder identificar a razão da desmotivação, através de uma conversa franca, aberta e reservada, e ter ações que possam minimizá-la, se for possível, buscando identificar o que proporciona motivação para aquele colaborador".
Teresa Gama ressalta ainda que o líder deve "perguntar sobre as perspectivas de seus comandados: o que gostam de fazer, em quais projetos gostariam de se envolver. Enfim, tentar descobrir em que direção querem seguir, buscando aliar com as prioridades da organização. É preciso tentar mesclar a motivação X necessidades X estímulos da Organização".
As pessoas motivadas podem produzir "algo mais", através do desejo de inovar, fazer o melhor, de enfrentar os problemas e desafios com tranquilidade. "Os funcionários estarão motivados quando estiverem "encantados" e ligados às estratégias da empresa. Para isso, é importante sentirem que seus pontos fortes são valorizados e, principalmente, as possibilidades de desenvolverem seu potencial", comenta a consultora.

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