segunda-feira, 12 de julho de 2010

Mudar é possível



Em um mundo corporativo de rápida transformação, a demanda por processos de mudança é cada vez mais gradativa e as palavras de ordem são flexibilização, agilidade e risco.
Entendemos que esta fase é a grande oportunidade para os profissionais mostrarem o seu diferencial, contribuindo com a organização e aplicando as suas experiências e ações assertivas anteriores galgadas. Devem olhar para este cenário como uma grande chance de alavancar suas carreiras e desenvolvimento profissional. Esta é a hora certa de se investir no percurso profissional. É o momento de valorizar conhecimentos, de apresentar potenciais e estratégias de metas.
As empresas querem e necessitam de profissionais com perfis inovadores e empreendedores, e estas estão dispostas a reconhecer que os mesmos estão alcançando seus resultados e atuando como donos do negócio, com vontade de fazer cada vez mais, pois, já que acreditam na companhia, podem e conseguem fazer aquilo a que se propõem, aproveitando o momento.
A mudança permite que boas práticas saiam do papel e do discurso, transformando o cenário de trabalho em ambientes de desenvolvimento, aprendizagem, crescimento profissional, construção e disseminação da estratégia da organização.
Entendemos ainda que nos processos de gestão de mudança, o profissional tem a oportunidade de compartilhar informações e conhecimento, tornando-se fundamental para a oxigenação da organização e garantia da perenidade dos negócios.
Infelizmente, uma pesquisa recente realizada por uma revista de capital humano mostra que 80% dos profissionais de qualquer área não sabem lidar com a pressão e a adversidade – situações tais enfrentadas principalmente na gestão de mudanças. No entanto, isso simplesmente são os desafios profissionais. Por outro lado, muitos se rendem aos grandes vilões do sucesso: ansiedade, estresse e a perda da motivação.
A maioria dos profissionais busca desafios, manifesta-se em entrevistas de recrutamento, aconselhamento de carreira, promoções, avaliação e desempenho, mas poucos sabem lidar com a mudança e quantificar suas melhorias nas habilidades profissionais e tomarem decisões assertivas em desafios colocados pela organização.
E é neste momento que tanto podem escolher assumir degraus de sucesso ou optarem por suas zonas de conforto.
A rotina faz perder o prazer da travessia e a oportunidade de transitar por outros trajetos, onde, talvez, podemos defrontar aquilo que está procurando ou precisando.
O profissional não deve ter medo de não fugir quando surgem mudanças, a não ficar obstinado em manter sempre uma posição, que, muitas vezes, já não é conveniente, mas sim exercitar sua flexibilidade, onde ela se adaptará as circunstâncias, pois, mesmo que nos custe entender as mudanças, sempre são para melhorar. Paciência traz a virtude e por si só traz a perseverança. Mudar, melhorar e evoluir sempre é válido.
Mudanças são promotoras do desenvolvimento, sendo elas morosas ou rápidas, serenas ou violentas, aspiradas ou não contribuem para o sucesso. O profissional que possuir esta visão será dotado de fortes traços de atitude, possuirá foco em soluções e não em problemas, e, por conseqüência, com atitudes, criará estratégias, buscará caminhos alternativos, driblará os obstáculos.
Por fim, para todo este panorama, é fundamental confiar em si mesmo, se conhecer, assumir verdadeiramente desafios, aproveitar a oportunidade das mudanças e se destacar no mercado tão competitivo.


Artigo escrito por Priscila Soares - gerente de recursos humanos da Trevisan Outsourcing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário