quarta-feira, 28 de julho de 2010

O que deve ter no manual de conduta de uma empresa?



As diretrizes que as empresas elaboram para nortear as ações e o comportamento corporativo costumam ficar muito bem guardadas em um extenso documento ou até mesmo numa placa na parede. Mas, para que essas diretrizes da organização não fiquem apenas no papel e sejam concretizadas na prática, é fundamental vontade da direção e um bom plano para difundir as práticas ideais para a empresa.
"Não é apenas discurso, são projetos concretos com valores que acontecem e que toda a empresa precisa vivenciar. Só entregar uma cartilha e não movimentar isto dentro entre as pessoas não adianta. É preciso relembrar constantemente a cultura na empresa" discorre a gerente de Recursos Humanos (RH) e Qualidade da Transportadora Plimor, Rozimari Spinelli, ao falar do Manual de Conduta Ética.
Rozimari explica que o manual produzido na empresa em que atua levou seis meses para ser estruturado e foi redigido com base nas normas cotidianas elencadas por todos os gestores da empresa. Ele aborda o que se espera em termos de responsabilidades, ambiente de trabalho, uso dos equipamentos e bens da empresa e nos relacionamentos comerciais tanto como com o setor público, em atividades políticas e nas relações com familiares entre outros aspectos.
A gerente explica, no entanto, que, embora o principal seja a concretização dos valores no dia a dia, o registro das diretrizes é indispensável. "Quando não se tem isto escrito, às vezes, as lideranças podem ficar inseguras em relação a como agir em determinadas situações", explica Rozimari.

Confira alguns tópicos para serem abordados no manual da empresa:

- Ambiente de trabalho
- Responsabilidade na condução de negócios
- Pontualidade
- Relações comerciais: com clientes, fornecedores, concorrentes, com o poder público, com atividades políticas e com familiares
- Condutas que devem ser evitadas
- Informações privilegiadas
- Uso do uniforme
- Comunicação
- Meio ambiente

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