sexta-feira, 21 de maio de 2010

As 10 lições de Lost para o mundo dos negócios


Uma verdadeira legião de fãs pelo mundo, arrecadação financeira espetacular e considerado um verdadeiro "divisor de águas" em seu segmento. Há seis anos, Lost deixou de ser uma aposta da emissora americana ABC - como a série sobre sobreviventes de acidente de avião que caíram em uma ilha misteriosa - para se tornar um dos maiores fenômenos da TV de todos os tempos.
Na próxima terça-feira, 25, os brasileiros poderão acompanhar o desfecho dessa trama que apresentou cinco temporadas repletas de reviravoltas.
Só que Lost deixará muito mais do que apenas saudades em seus fãs. A experiência dessa série constitui em grande legado e aprendizado para aqueles que querem melhorar seus negócios e ter sucesso em seu empreendimento.
O programa ultrapassou os limites da televisão e se tornou multiplataforma, com diferentes mídias e uma diversificada linha de produtos. Tudo isso agregado a um formato inovador e interativo, além de um excelente marketing difusor da sua imagem.


Veja as dez lições que podemos tirar desse case de sucesso para o mundo dos negócios:


1 - Inovação para competir: O seriado Lost demonstra que ser inovador e buscar diversas formas de atingir seu público podem ser ferramentas decisivas para o sucesso. Lost surgiu no momento em que as séries de TV estavam presas à mesmice de seriados intermináveis e repetitivos. O mistério, o absurdo e a aparente falta de sentido no que está sendo exibido fomentaram o sucesso da série. Todos os negócios possuem concorrentes diretos ou indiretos que estão sempre atentos às inovações. Para se manter e ser agressivo no mercado é necessário ter um diferencial ou uma vantagem competitiva, e saber surpreender o cliente pode ser a melhor forma de alavancar resultados.


2 - Saber escutar os "clientes": Os produtores e diretores de Lost souberam aproveitar as opiniões do seu público, disponíveis em vários locais da internet, como nas redes sociais, e principalmente nos índices de audiência do programa. A tendência das ferramentas de feedback para identificar o grau de interesse do público-alvo está em alta. A troca de opiniões entre cliente e empresa amplia a interatividade e transforma esse relacionamento em alavancagem de vendas e estímulo de compras.


3 – Disponibilidade 24h: Lost fez com que o interesse de seus fãs não acabasse quando subissem os créditos do programa na TV. A interatividade que buscou proporcionar através de outros meios de comunicação, principalmente a internet, fez da série um marco de diversão do futuro, transformando-se em um produto verdadeiramente multimídia. A falta de tempo em determinados horários deixou de ser um problema para o consumidor (cliente), pois com a internet é possível se conectar a qualquer hora, de acordo com sua vontade e disponibilidade. As empresas que souberem aproveitar todas as vantagens que a internet oferece vão sair na frente da concorrência. Usar desta facilidade significa estar disponível 24 h para atender o anseio do seu consumidor, quando ele realmente deseja.


4 - Exigência de qualidade e eficiência: Ter sucesso no negócio também depende de um produto de qualidade. Lost não faria tanto sucesso se os seus produtores e elenco não tivessem realizado um excelente trabalho. Não adianta, por exemplo, as empresas investirem pesado no marketing de um produto ou serviço, se o mesmo não possuir qualidade. Além de não conseguir fidelizar seus clientes, esses consumidores poderão se tornar uma publicidade involuntária contrária para a empresa. Por isso, prime pela qualidade e eficiência de seu produto ou serviço.


5 - Focar novos caminhos para ampliar os negócios: Lost provou como pode ser útil investir em outros mercados a partir do seu foco e produto principal. A criação de novas modalidades de entretenimento, feitas pelos produtores de Lost, atingindo a TV, internet, livro, games, camisetas, além de outros meios, demonstrou que a partir de um único produto é possível criar novas formas de atingir o público e ganhar mercado. Empresas que conseguem aumentar seu leque de abrangência com competência têm grandes chances de reverter essa estratégia em lucros e crescimento.


6 - Sucesso duradouro não vem por causa de sorte: Para aqueles que acham que ter sorte é o que vai fazer sua empresa crescer, está profundamente enganado. Ter uma postura inovadora, buscar novas formas de agregar valor a sua identidade e chamar atenção dos seus clientes, podem ser a melhor forma de alavancar resultados duradouros. Esteja bem preparado, tenha um plano, metas claras e permaneça focado independente das circunstâncias ou dificuldades.


7 - Não deixe um talento escapar por não ter um cargo específico para ele no momento: No início da série Lost, quando ainda estavam recrutando os atores, diversos personagens tinham um período limitado na série, mas como foram identificados grandes potenciais, acabaram mantidos e se tornaram personagens essenciais para a trama, como, por exemplo, o personagem Jack. Além disso, outros personagens foram ajustados de acordo com o perfil do ator, entre eles, os personagens Charlie, Hurley, e Sawyer. Ter pessoas capacitadas e talentosas dentro de uma empresa também é um fator diferencial para a empresa. Por isso, deve-se valorizar e buscar manter os talentos na organização, pois esses profissionais são capazes de trazer resultados surpreendentes para o negócio.


8 – Marketing bem elaborado: Na série, foram criados programas de marketing direcionados e bem elaborados para atrair e envolver ainda mais as pessoas. Esses programas produziram legiões de fãs. Com planos de marketing inovadores e a condução de uma estratégia apropriada para cada produto específico, é possível alcançar resultados de intensa fidelidade dos clientes - estágio que deve ser construído passo a passo e sem perda do foco dos objetivos.


9 - Saiba utilizar seus clientes para ganhar mais clientes: Recomendações feitas por clientes se tornaram a nova moeda de valor no sucesso de uma empresa. Quando os clientes ficam realmente impressionados com seu produto ou serviço, tornam-se "vendedores não-oficiais", os quais se transformaram em uma poderosa força de marketing. Nesse contexto, esse grupo de clientes satisfeitos pode ser convertido em uma ferramenta possante para aumentar o universo de clientes, por meio de depoimentos interpessoais espontâneos. Lost conseguiu isso com bastante eficácia.

10 - Mantenha as redes sociais sociáveis: Os fãs e produtores da série criaram vários canais virtuais para compartilhar teorias e participar de discussões.Só no Orkut mais de mil comunidades fazem referência à Lost e a seus personagens. O Facebook contabiliza mais de 500 grupos na categoria "artes e entretenimento". Através de redes sociais, fórum, blog, e outros meios de interatividade, principalmente localizados na internet, é possível medir a força da marca e saber se seu produto ou serviço vem agradando seus consumidores.


Em Lost, essas dez atitudes diferenciadas fizeram com que uma legião de telespectadores quisesse saber mais sobre a ilha, seus personagens e os mistérios que surgiram nesse local enigmático, dando mais fôlego ao conteúdo do produto e atraindo cada vez mais pessoas ao programa.

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