quinta-feira, 13 de maio de 2010

Como Falar em Público



“Quando falares, procura que as tuas palavras sejam melhores que o teu silêncio.”
(Provérbio Indiano)


Tratando-se de comunicação, é impossível deixar de abordar a importância de aprender a falar em público. Pesquisas feitas em diversos países indicam que o medo de falar em público é tão significativo que chega até a superar o medo da morte! Independentemente de sua posição profissional ou social, em algum momento será necessário falar para uma platéia. Pode ser durante uma reunião na empresa, na apresentação de um trabalho acadêmico, durante um evento social ou mesmo em ocasiões informais com os amigos. Eu estou me preparando agora para encarar minha banca final na entrega do meu trabalho de conclusão de curso e confesso que as vezes fico com medo de me expressar em público e dar uma mancada, então resolvi pesquisar algumas dicas de como falar em publico e achei umas dicas bem legais. Então ai vai uns toques pra quem se dar bem em público.


1) Conheça o assunto

Conheça a fundo sobre o tema que vai discorrer. Estude, pesquise, busque o maior número de dados possíveis sobre o assunto que vai falar. Isso lhe dará mais segurança.

2) Seja positivo

Não se antecipe aos possíveis erros que possam acontecer na sua apresentação. Afirme para si que seu sucesso só depende de você, que você lembrará de tudo que precisará falar. Visualize as pessoas o aplaudindo ao final da apresentação e seu sorriso de satisfação. Pense que será a melhor apresentação da sua vida!

3) Pense na utilidade do que vai falar

Não fale para si. Pense que o assunto que está levando é útil a quem está ouvindo. Desta forma você está passando conhecimentos que beneficiarão às pessoas e você estará mais tranqüilo, sabendo que seu discurso tem utilidade.

4) Semblante sereno e sorriso estampado na alma

Transmita serenidade à platéia. Fale como se estivesse conversando com eles. Sorria sempre, com todo o corpo.

5) Leve anotações

Existem várias formas de falar em publico, mas se você não vai ler um discurso, leve um cartão de papel grosso com as palavras-chave anotadas na seqüência que você irá falar.

6) Evite os vícios de linguagem

Aqui o “né” impera. Também tem, para os mais jovens, o “tá ligado” e vários outros. Como corrigir? Ouvindo o que você fala, tendo consciência de seus vícios e buscando outras palavras em substituição ou simplesmente omitindo as palavras indesejáveis.

7) Corrija a postura

Ficar sobre um pé só, gesticular muito rapidamente, coçar o que não deve, tudo isso acontece quando vamos falar em público e não temos consciência de nosso lugar, do espaço que ocupamos. Peça a alguém para observar seus movimentos e corrigir.

8) Treine, treine e treine novamente

Somente treinando será possível corrigir linguagem e postura. Peça a algum amigo ou familiar para corrigir suas falhas.

9) Cumprimente e agradeça

Cumprimente a platéia ao abrir os trabalhos e também não esqueça de agradecer a oportunidade.

10) Faça um curso de oratória

Conheça as técnicas e tenha mais autoconfiança ao falar em público, fazendo um curso de Oratória.

Com essas dicas, já dá para começar o discurso. Se você será eleito ira depender também do conteúdo do discurso.

2 comentários:

  1. Adorei o fato de ter de esquecer o famoso "né".rrsrs
    Metendo a minha colher ainda acrescentaria que todo o indivíduo que faz uma apresentação ele nunca é ele mesmo, na verdade quando falamos em público representamos um personagem. O medo é fundamental porque é ele justamente que faz com que fiquemos atentos aos erros. Somente quem tem responsabilidade tem medo. A adrenalina que antecipa uma apresentação é justamente o remédio para uma boa concentração.
    "Né" Ismael meu irmão querido!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sabe q pensado bem eu nem sei o porquê eu pesquisei sobre isso, se eu tenho o Grande Mestre de Cerimônias Christian Jung que até a Gisele se rendeu ao charme e talento dele do meu lado né!
    Hehehehe
    Abração!

    ResponderExcluir