quarta-feira, 26 de maio de 2010

Só 17,5% das escolas têm acesso adequado para deficientes no Brasil



Apenas 17,5% das escolas brasileiras têm banheiros e dependências acessíveis --contando salas, corredores e auditórios-- adequados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os dados são do Ministério da Educação.
Por decreto federal, desde 2007 todas as escolas deveriam ser adequadas a pessoas com deficiência. Dados do censo escolar de 2009 --fornecidos pelas próprias escolas-- mostram que o índice de acessibilidade na rede pública é de 14,6%; na particular, é de 29,7%.
A falta de instalações adequadas é motivo de lembranças traumáticas. Em 2008, no primeiro ano do ensino médio, Sula Albuquerque Silva entrou em uma escola de Brasília sem banheiro adaptado a cadeiras de rodas. Aos 18 anos, teve que usar fraldas geriátricas até que o problema fosse contornado.
Para Shirley Silva, professora da Faculdade de Educação da USP, o baixo índice de acessibilidade nas escolas está ligado ao fato de ser recente o crescimento das matrículas de pessoas com deficiência --no ensino fundamental, elas mais do que dobraram em dez anos.
"Não há ainda uma concepção generalizada desse direito, ele aparece quando a pessoa aparece", diz.
O baixo índice de acessibilidade não poupa nem o Estado mais rico do país. Em São Paulo, ocorre uma situação inusitada: a proporção de escolas acessíveis é maior na rede pública (21%) do que na privada (16%).
Em Osasco, a pesquisadora Denise Crispim procurou 12 colégios particulares que oferecessem educação infantil e ensino fundamental para matricular sua filha Sofia, cadeirante de quatro anos. Em todos, diretores alegaram que o espaço não era adequado para a garota.
"Percebi que eles usavam a questão arquitetônica como desculpa para justificar que, na verdade, não sabiam lidar com a deficiência", diz. "Como mãe, eu lamento ter que escolher uma escola pela estrutura arquitetônica ou só pela boa vontade de funcionários. Eu não tenho o direito de escolher uma escola com a linha pedagógica que me parece mais adequada, ou que ofereça um trabalho diferenciado?", questiona.
Mila Corrêa, 22, cadeirante de Salvador, não nega o incômodo de depender dos outros. "A falta de acessibilidade impedia a autonomia e criava em mim uma aura de 'superproteção', o que para um adolescente é horrível", diz.
Segundo Martinha Clarete Dutra dos Santos, da Secretaria de Educação Especial do MEC, o investimento em acessibilidade passou de R$ 700 mil em 2003 para R$ 78 milhões neste ano, o que deverá aumentar o percentual de escolas públicas adaptadas para 25%. Ela diz, no entanto, que a responsabilidade principal é dos Estados e municípios, que têm a maior parte das escolas do país.
Vendo essa noticia fico pensado no que disse a professora da USP que coloca que aumentou a procura por escolas adaptadas, mas a questão é a seguinte: se não tivesse aumentado essa procura as escolas não iriam se adaptar para receber a “minoria” que procuram um local adequado para seus filhos estudarem?

2 comentários:

  1. Com certeza não iria aumentar o número de escolas adaptadas. Infelizmente mas felizmente a deficiência em bem mais vista agora porque os espaços físicos públicos ao menos se preocupam com isso com medo de alguma repercução negativa do estabelecimento e claro também por conciência das pessoas. Os deficiêntes estão tendo mais aliados ainda que a passos curtos. Pior de tudo isso é ver o governo federal querer e já conseguiu pelo que sei terminar com as escolas especiais achando que tudo no inclusão educativa é uma beleza e as deficiêcias são como uma igual a outra. Isso sim é um crime. Cada caso é um caso. Teve tempo que para minha filha com Paralisia Cerebral a escola normal ter sido ótima hoje em dia é enviável. O ambiente pode construir ou acabar psicológicamente com o deficiênte. É preciso sim adaptações arquitetônicas e ainda o atendimento de ensino especial para deficiêntes. Isso não é excluir mas sim deixar que o professor especializado no assunto trate o deficiênte como deve ser tratado. Isso não é uma profissão para quem não tem preparo e muito menos condições emocionais para enfrentar. Eu como Pai posso dizer. Ainda que a deficiência seja só física e lógico que já não é boa os espaços físicos são os limitadores mas quando falamos dos deficientes físicos e com problemas cognitivos também, aí sim o problema se agrava.
    Anda temos muito o que evoluir principalmente como seres humanos.

    Abração

    ResponderExcluir
  2. É que o problema maior Christian, é quem faz as “leis” não enfrenta a realidade de quem tem um filho ou alguém da família com necessidades especiais como é o nosso caso, e ai não imagina a real necessidade que um deficiente enfrenta todos os dias para fazer uso de seus direitos básicos de cidadão como ir à escola, por exemplo.
    Abraço!

    ResponderExcluir